Dicas para manter o ritmo de estudo das crianças em casa


Manter as crianças em casa em Tempos de Quarentenas é uma missão díficil para todos os pais, mas mantê-las numa rotina de estudo é um desafio muito maior.Vamos aqui  trazer 3 dicas.

1-  Defina horários de estudo, brincadeiras, programas de TV e demais atividades. 

Sem horários definidos não existe rotina. Sem rotina não há organização. Sem organização sua vida vira um bagunça. 

2- Mantenha as regras de forma visível.

Não importa a idade dos seus filhos, eles precisam se lembrados todos os dias das regras e da rotina. 

Imprima, Desenhe ou Escreva  as regras e horários. 

3- Seja Rígido(a) com os horários. 

Cobre. Não espere que crianças e adolescentes cumpram sozinhos a rotina. Alguns seguem com mais facilidades , outros não. Mas no geral cabe aos pais e cuidadores cobrar e fiscalizar se a rotina está sendo seguida. 

4- Seja exemplo. 

Não há como cobrar dos filhos atitudes se você não é o exemplo. Como cobrar alimentação saudável , se os pais não a seguem, exercícios físicos se os pais não praticam e assim por diante. 

5- Crie Recompensas.

Todos os seres humanos gostam de recompensas. Entendam recompensas, aqui, como um elogio, reconhecimento, um brinde, um biscoito, um abraço, um beijo, um lanche, uma hora extra no vídeo games e outros bônus se a criança seguiu ou está seguindo a rotina e seus afazeres. 

6- Seja Clar(o)a. 

As regras precisam ser claras em sua casa. A criança precisa entender o que ela tem que fazer. Não cobre o que você não explicou o que não colocou na regra. Se é importante chame a criança e coloque como nova regra. 

7- Seja cauteloso.

Não precisa fazer uma lista intensa de regras. Comece com 2 ou três por dias. Vá acrescentando se seu filho tem menos de 5 anos. Ele tem dificuldade de compreender e seguir muitos comandos. 

8-Fiscalize. 

Verifique se na hora de estudar eles estão realmente estudando, na hora de brincar , como estão brincando. E se estão desobedecendo lembre-o das regras e o que ele vai perder se não cumprir. 

9. Estabeleça metas. 

Criança adora desafios. E eles são importantes para trabalhar aspectos como medo, dúvida, frustações, raíva, alegria que são sentimentos inevitáveis na vida e que eles precisam aprender a conviver e enfrentá-la. Estabeleça as metas do dia e da semana ( Aqui faça uma conexão com a recompensa).


Um forte Abraço. 

Equipe do Escolha um Terapeuta!

Clique Aqui e conheça os terapeutas que fazem parte deste portal https://www.escolhaumterapeuta.com.br/